Circulação dos Ventos no Brasil

Confira ao vivo a movimentação dos ventos pelo Brasil

  • Observe ao vivo como funciona a circulação das massas de ar na atmosfera em tempo real.
Compartilhe:

A Previsão do Tempo

Este sistema é constituído pelos diferentes elementos, técnicos e humanos, necessários para a elaboração das previsões meteorológicas. Tais elementos são: O Sistema de Observação, o Sistema de Comunicações, o Sistema de Informação, o Centro Nacional de Previsão, os Grupos Regionais de Previsão e Vigilância e, como derivação específica para as Forças Armadas, o Centro de Previsão e Vigilância para a defesa.

São estes os elementos que permitem garantir o funcionamento diário do Sistema Nacional de Previsão, naturalmente a nível nacional. A estes devem juntar-se os elementos que contribuem para esta operação quotidiana desde fora de Brasil, nomeadamente: o Sistema de Observação Global e o Sistema de Telecomunicações Global, integrados, no World Weather Watch Program da Organização Meteorológica Mundial, os satélites METEOSAT, que são operados pela Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT) e pelo Centro Europeu para Previsões de Médio Prazo, que fornecem a todos os Serviços Meteorológicos membros (os da Europa Ocidental) os mapas resultantes diariamente dos dez dias modelo de previsão numérica.

O Sistema Nacional de Previsão está operacionalmente organizado em torno do Centro Nacional de Previsão, e os onze Grupos de Previsão e Vigilância (G.P.V.) estabelecidos nos Centros das principais capitais brasileiras.

Embora o preditor faça uma única previsão básica a cada seis ou oito horas, isso deve ser traduzido em um grande número de produtos adequados às necessidades e características de um grande número de usuários. Embora por muitos anos os usuários básicos das previsões meteorológicas fossem as atividades aeronáuticas e marítimas, o aumento da qualidade registrado nos últimos anos levou a um crescimento espetacular em número e diversidade. Em todo o caso, deve salientar-se o carácter de utente prioritário representado pelos órgãos responsáveis ​​pela Proteção Civil, uma vez que a proteção de vidas e bens é a prioridade máxima de qualquer serviço Meteorológico.