Clima para amanhã em Farroupilha, RS

Previsão do tempo para amanhã e para os próximos 5 dias


O berço da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul

O município de Farroupilha localiza-se no Estado do Rio Grande do Sul, espaço geográfico localizado no extremo sul do Brasil. Possui como limites ao Norte, os municípios de Nova Roma do Sul e Flores da Cunha; a Leste o município de Caxias do Sul; a Oeste, os municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi e ao Sul, os municípios de Carlos Barbosa e Alto Feliz.

A área do município atualmente é de 372,8 Km2, representando 0,136% da área do Estado do Rio Grande do Sul. A altitude média do município é de 760m, a latitude sul 29º e longitude oeste 51º. Geologicamente seus terrenos foram formados no período triácico superior e sua formação rochosa caracteriza-se por efusivas basálticas.

O município de Farroupilha possui somente um rio, o Rio das Antas,com aproximadamente 28 Km, e está situado ao norte do município. A Represa do Burati possui uma área de 94 ha, sendo 84 ha ocupados pela lagoa que abastece o município de Farroupilha.

Farroupilha está situada na encosta do Planalto da Serra Geral. É uma região ondulada e seu território, devido sua situação topográfica, é bastante acidentado.

No município existem diferentes tipos de vegetação. Reservas de madeiras como: cedro, angico, louro, canela e pinho, no interior do município. O eucalipto e a acácia são plantas cultivadas. Encontram-se também algumas plantações de pinheiros do tipo " pinus ilhotis ". Farroupilha conta com o " Parque dos Pinheiros ", uma área de aproximadamente 22 hectares, onde conserva pinheiros e árvores nativas, além de árvores ornamentais, como o ipê roxo e amarelo. A vegetação do município em mata nativa, ocupa aproximadamente 4% da área.

Festas e Eventos

Encenação da Paixão de Cristo - O aparecimento de Cristo foi o fato mais extraordinário de toda a história da humanidade. Em início de novo milênio, as pessoas estão compreendendo cada vez melhor a mensagem de Jesus Cristo. A prática da fraternidade é o caminho seguro a ser seguido. Data: Mês de Abril.Local: Praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Romaria a Nossa Senhora de Caravaggio - A aparição de Nossa Senhora de Caravaggio aconteceu no dia 26 de Maio de 1432, às 17 horas, a uma camponesa chamada Giovanetta Dei Vacchi, num lugarejo denominado Caravaggio, ao norte da Itália. Em 26 de Maio, acontece a grande romaria à padroeira de toda a região colonial italiana. o evento reúne mais de 150 mil pessoas.Data: Mês de Maio. Local: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio - Caravaggio - 1º Distrito.

Encontro das Tradições Italianas - ENTRAI: Tem por finalidade a´preservação, a valorização e a divulgação das artes, tradições e cultura de nossos antepassados vindos da Itália, bem como promover o intercâmbio cultural entre as diversas regiões, no País e fora dele. Além das apresentações, os produtos típicos, como: artesanato, gastronomia e outros, são comercializados na praça onde se realiza o evento, no 4º Distrito de Farroupilha, Nova Milano, Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Data: Mês de Maio. Local: Nova Milano - 4º Distrito.

FENAKIWI - Festa Nacional do Kiwi e Feira da Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura: Farroupilha é maior produtor de kiwi do Estado, introduzindo-o como uma nova e importante alternativa econômica. O evento é mais que uma feira, é uma festa. Os pratos a base de kiwi, são um atrativo especial; as apresentações artísticas; a Vila Típica Italiana, onde o visitante poderá participar da cantoria, saborear a culinária italiana, convivendo com a alegria das comunidades do interior ali representadas. Além da Feira Industrial com produtos de qualidade a preços de fábrica, estão a sua espera. Festa realizada no Parque Cinqüentenário. Data: Mês de Julho. Local: Parque Cinqüentenário.

Festival de Folclore: A música está em evidência, fazendo o trabalho nobre e constante de propagar e fomentar a harmonia, o amor e o lazer entre os povos. As fronteiras delimitam os países, mas a música transcende a eternidade e as adversidades, tornando-se uma verdadeira pomba da paz. Farroupilha é uma terra que quer aprender um pouco mais de todas as formas de vida de cada região do planeta e fica feliz em recebê-los. Data: Mês de Setembro. Local: Parque Cinqüentenário.

Feira do Livro e Semana da Leitura Encontro Nacional de Literatura: Uma "Feira do Livro" é um acontecimento plural. É uma espécie de Coliseu, onde as feras da literatura ficam entregues à curiosidade e à benevolência do universo dos amantes da leitura. Muita aventura e descontração nas páginas dos livros. Histórias e historietas, levam-nos a reinos encantados de sonhos e ilusões, onde a fantasia e a imaginação vivem lado a lado com harmonia e liberdade. Data: Mês de Outubro. Local: Espaço Cultural " Caminho do Trem ".

Semana do Município - Farroupilha emancipou-se em 11 de Dezembro de 1934, através do Decreto Estadual nº 5779, assinado pelo Interventor Federal no Estado, Senhor José Antônio Flores da Cunha. A jovem Farroupilha comemora anualmente a bravura, o trabalho árduo de cada farroupilhense, que transformou o município num pólo econômico de grande importância no Estado. A visão empreendedora que sabe reconhecer os problemas e que busca resolvê-los; o pioneirismo, marca de Farroupilha, torna esta cidade do tamanho do nosso sonho. Data: Mês de Dezembro.

Natal " Encanta Farroupilha " - O Natal é um evento popular e que desperta nas pessoas um sentimento de humanidade e sensibilidade. O Natal " Encanta Farroupilha " tem por objetivo propiciar um dia especial à comunidade. Data: Mês de Dezembro. Local: Praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Bela região metropolitana da Serra Gaúcha

Farroupilha, município localizado na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, tem seu nome em homenagem à Revolução Farroupilha acontecida no Estado em 1835, que durou 10 anos. Foi emancipada em 1934.

Farroupilha é considerada a capital nacional da Malha, a maior produtora de kiwi e a terceira maior produtora de uva do país. Também sedia o maior santuário de fé católica do Estado, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Com distância de 107 km da capital, Farroupilha é hoje um lugar acolhedor, com um povo simpático, sempre pronto para receber os visitantes.

Sem dúvida, um de seus maiores atrativos é o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que todos os anos atrai turistas, principalmente no dia 26 de Maio, quando é realizada a romaria. Diariamente e especialmente nos finais de semana, o local recebe milhares de visitantes. Conta com infraestrutura de bares, restaurante e venda de objetos religiosos.

Outros pontos turísticos de grande importância são: A Cascata do Salto Ventoso, onde foi gravada a minissérie global O Quinto dos Infernos e o filme O Quatrilho e o Parque dos Pinheiros. Há muitos pontos turísticos "escondidos" que apenas alguns guias turísticos ou famílias naturais do local têm conhecimento. No ano de 2007 iniciou-se a construção de um novo monumento na RST-453 que abriga uma estátua de 10 metros de Nossa Senhora de Caravaggio. O monumento foi inaugurado em abril de 2008.

Dados Sócio-econômicos
Curiosidades Sobre Farroupilha:
  • Berço da Imigração italiana no Rio Grande do Sul;
  • Capital Nacional da Malha;
  • Maior produtor de kiwi do país;
  • Maior produtor de uvas moscatéis do Brasil;
  • Data de emancipação: 11/12/1934.
Localização:

Região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (Serra gaúcha)

  • Área territorial do município: 359,30 Km²
  • Área urbana: 40,32 Km²
  • Área rural: 318,98 Km²
População

63.293 habitantes (Censo 2010)

Infraestrutura
  • Escolas: 39 instituições de ensino (27 municipais, 10 estaduais e 2 particulares)
  • Ensino fundamental: 27 municipais, 9 estaduais e 2 particulares
  • Ensino médio: 4 estaduais e 2 particulares
  • Ensino técnico profissionalizante: uma escola
  • Hospital: um
  • Postos de saúde: 10 unidades
  • Abastecimento de água (% de domicílios atendidos): 99%, de acordo com a Corsan

Farroupilha é conhecida, principalmente, como a Capital Brasileira da Malha, onde é possível adquirir malhas e confecções direto de fábrica. A cidade possui mais de 600 pontos de vendas entre fábricas e shoppings. No entanto, a cidade também é a maior produtora de kiwi e a terceira maior produtora de uva do país. E possui o maior santuário de fé católica do Estado, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Revolução Farroupilha

Farroupilha, terra mãe dos imigrantes, é peninsular o sol pintando de verde maduro os vales forrados de alamedas e casas sussurrantes de vozes e janelas. As uvas banhando de abelhas os cestos que as mãos vindimeiras sempre afagam são as mesmas uvas vênetas, miniatura de fortuna entre os utensílios caseiros. É irretocável a semelhança. E os nomes têm a evidência e a cor e a doçura das povoações e tradições da velha Itália e a pureza nativa da raça presa ao trabalho e ao feitiço dos cantares ávidos de vinho e uma fé capaz de transpor séculos e montanhas.

Ao chegar o último quarto do século XIX, a maior parte do Rio Grande do Sul já estava razoavelmente habitada. O Planalto, no entanto, possuía ainda largas regiões inexploradas. No ano de 1874, apenas 846 imigrantes haviam chegado à Província, dos quais um oitavo radicou-se em Porto Alegre, espalhando-se os demais em colônias já existentes ou em velhos núcleos populacionais. Luiz Kraemer Walter, agente intérprete do Governo, e que atendia o setor do povoamento, queixava-se de que nesse ano quase nada se fizera, enquanto que as correntes imigratórias para os países platinos ou para os EUA, tinham seu fluxo engrossando consideravelmente. Em seu relatório cita ainda a situação lamentável das colônias de Conde D'Eu e Santa Isabel, embora situadas à beira de uma das melhores estradas que temos para a riquíssima região de Vacaria. Informava também o insucesso da colônia, tão segregada de outros núcleos habitados.

Apenas essas três famílias permaneceram. Às vezes tinham por alimento somente o pinhão nativo tirado do alto dos pinheiros. E assim mesmo lutavam contra a natureza bruta, tentando iniciar a agricultura.

A 20 de Junho de 1890, foi dado como distrito. Em 1910, chegando próximo à localidade a estrada de ferro que ligava Caxias do Sul à capital do Estado, embora a povoação já contasse com um bom número de casas, e por outro lado, a estrada passasse em local completamente coberto de matas, a beira da mesma estabeleceram-se casas comerciais, provocando assim um deslocamento do povoado. Nova Vicenza em 1927, por ato municipal de 31 de Dezembro, tornava-se então, sede do 2º distrito de Caxias do Sul. E , a partir dessa data, lenta e timidamente a início, mais forte dia a dia, a idéia emancipacionista se criou, irradiando-se de Nova Vicenza para as populações vizinhas.

Em 1929 a região contava com 13 mil habitantes aproximadamente. E, pelo Decreto Estadual nº 5779, de 11 de Dezembro de 1934, o interventor federal José Antônio Flores da Cunha elevava à categoria de município, com denominação de FARROUPILHA , o território compreendendo o segundo e sexto de Caxias do Sul, o terceiro de Bento Gonçalves e o nono de Montenegro.


Referências: