Clima para amanhã em Canela, RS

Previsão do tempo para amanhã e para os próximos 5 dias


Belíssimo minicípio turístico na Serra Gaúcha

Todos que já estiveram na serra gaúcha reconhecem a satisfação que é poder ali descansar, passear e deliciar-se com os prazeres oferecidos. Formada entre quatro cidades turísticas, com descendentes de alemães e italianos, encontra-se a formosa e privilegiada Canela.

Uma jovem cidade que conquistou sua liberdade, emancipou-se em razão do seu desenvolvimento, há 55 anos. Uma comunidade que desejou preservar a sua historia , desde os índios e os primeiros tropeiros que por lá passaram, os portugueses que se encantaram com suas belezas, depois os alemães e os italianos que forma chegando, e percebe o resultado dessa miscigenação no rosto luminoso de suas crianças.

Esta é a história de uma cidade que hoje é encantada, cantada e decantada em todo o país, e até mesmo no Exterior. Mas nem sempre foi assim.

O local atraia importantes hospedes, que vinham em grupos brincar com a sorte. Alguns fatores marcaram o inicio da revolução da vida de Canela. A linha férrea, que finalizava dentro de propriedades comerciais de algumas famílias madeireiras otimizava o negócio do beneficiamento deste insumo. Iniciou-se então um grande ciclo, marcado pelas toras que chegavam a cidade por caminhões vindo de Cambara, Bom Jesus e São Francisco de Paula. Essa eram ali trabalhadas e seguiam, via ferroviária a outros destinos. A população “respirava” estas conquistas e proliferavam os cidadãos que sobreviviam desta condição, pois a cidade não tinha os pinheirais, e tampouco, o controle sobre a sua comercialização. Vivia-se a circunstancia de intermediários, e prestadores de serviços.

A cidade constituía-se, etnicamente, de 20% de alemães, 20% de italianos e 60% de serranos. Essa maioria eram descendentes dos tropeiros, que conduziam os rebanhos para o litoral cruzando as terras repletas pelas frondosas caneleiras que ofereciam sombra para os seus repousos, e provinha de uma mistura de índios e portugueses. A caraterística desse grupo é uma maneira mais suave de levar a vida, integrada ao ciclo de sua natureza, e as suas condições.Em 1946 deu-se a proibição dos cassinos no Brasil, e com isso, o grande argumento de estimulo turístico de Canela teve suas portas lacradas. Sem perspectiva de futuro, os cidadãos procuravam outros rumos. Muitos descendentes deles mudaram seus domicílios definitivamente para outras cidades, deixando atrás de si um vácuo de uma faixa etária.

As regiões produtivas da madeira tinham como exclusiva prioridade o desmatamento, não se preocupando com o respectivo plantio.

A conseqüência foi que , ao final da década de 70, iniciou-se o escasseamento da matéria-prima, acentuando no início dos anos 80. A partir dessa época, a Cidade obrigou-se a rever a sua vocação, sob pena de tornar-se um município sem perspectivas de crescimento econômico e sem condições de uma vida digna para seus cidadãos.

Mas Não eram somente as belezas naturais e o clima os fatores de sedução para as pessoas. A cidade oferecia ao turista bons hotéis, restaurantes, churrascarias e os famosos cafés coloniais, com biscoitos, waffles, schmiers, apfelstrudell e no inverno... tempo para o delicioso chocolate quente e licores caseiros.

Linda cidade turística na Serra Gaúcha

A cidade de Canela é conhecida internacionalmente por sua beleza e pelos eventos que abriga no decorrer do ano. Dentre muitos eventos com destaque nacional e internacional, podemos citar a CHOCOFEST, tornando Canela, no período da Páscoa, capital nacional do chocolate. É uma cidade linda por natureza, cheia de vida e cores, com os mais belos pontos turísticos do Rio grande do Sul.

Como chegar em Canela

Caminho A: Saindo de Porto Alegre, você pode optar pelo trecho mais curto, embora não o melhor. Tome a FREE WAY e entre na RS 115, siga em direção a Gravataí, após passar o posto da Polícia Rodoviária Estadual entre na primeira a direita tomando a RS 020. Esta rodovia levará a cidade de Taquara. Você poderá optar por dois caminhos, como mostra o mapa a baixo, no caso a rota seria por Gramado ou São Francisco de Paula, sendo a primeira a mais curta.

Caminho B: Saindo de Porto Alegre, você pode tomar a BR 116, na saída de Novo Hamburgo entre a direita e siga até Taquara. No acesso a Taquara, há uma sinaleira, tome a esquerda que você estará a menos de 55km de Canela, sendo rota obrigatória a passagem por Gramado.

Ecoturismo

O Rafting ou passeios com botes infláveis em rio é um dos principais destaques no turismo de aventura de nossa região. "Certas dádivas da natureza não são facilmente explicáveis com palavras". Assim resumimos o parque do caracol. "Um parque ecológico, com fauna e flora abundante. Você poderá conhecer os mais típicos animais da região em meio a exuberante natureza." "O mais antigo pinheiro araucária do estado e provavelmente do Brasil. O exemplar da espécie nativa que um dia já cobriu os campos de cima da serra, com mais de 700 anos." "Uma barragem construída a mais de 50 anos, proporcionando uma paisagem de rara beleza. Um lugar lindo com 14.000.000 de metros cúbicos d'água."

Mundo a Vapor - O Mundo a Vapor é um lugar que encanta a adultos e crianças de todas as idades. Antes mesmo de você chegar ao Mundo a Vapor, haverá uma placa orientando os motoristas a terem cuidado, pois ocorreu um grande acidente ferroviário. É emoção do inicio ao fim. Você irá se encantar com as miniaturas de industrias. Veja o processo de fundição e laminação do aço, fabricação de telhas e tijolos, além de outras atrações. Além disso, haverá centenas de outras miniaturas. O trator a cima, movido a vapor, é mais uma das atrações do Mundo a Vapor. Em seu interior, há uma loja com artigos do vestuário e presentes. Não se esqueça de levar para casa uma bela lembrança, pois estas MARAVILHAS, você só verá aqui.

Catedral de Pedra - A Catedral Nossa Senhora de Lourdes encontra-se no centro de canela. Construída em estilo gótico inglês, possui uma torre de 65 metros de altura. Sua beleza é grandiosa e imponente, encantando a todos que nela adentram. São dezenas de vitrais lindíssimos e várias pinturas sacras, como esta ao lado que fica atrás do altar. A catedral é linda por dentro e por fora. Na parte externa, há um imenso jardim, sempre florido. Quando vires a Canela, não deixe de conhecer a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Desejamos uma boa viagem e que Deus lhe abençoe.

Parque do Caracol - O Parque do Caracol é um complexo lindo, cheio de atrações. Dentre as várias opções do parque, você poderá levar seus filhos para um passeio de trem, ou até mesmo, passear com sua namorada ou esposa, pois sempre é bom lembrar de como era boa a vida de criança. Caso prefira o contato direto com a natureza, há varias trilhas ecológicas auto-interpretativas. O parque conta com infra estrutura completa, área de lazer, feira de artesanato, restaurante um mirante. Caso desejar um programa cultural, visite o o Projeto LoboGuará. Você conhecerá algumas espécies de animais e insetos do eco-sistema da região, além de diversas atrações. A Aldeia Indígena é um lugar pitoresco, onde você poderá assumir a identidade de índios em fotografias bem originais. Não se assuste, este é o SALON do Forte Apache, embora pareça assustador é um lugar bem interessante que levará adultos e crianças ao tempos do Velho Oeste Americano.

Parque da Ferradura - O Parque da Ferradura é o lugar ideal para aqueles que buscam integração com a natureza. Além de muitas coisas, você pode escalar as paredes do canyon com 400 metros de profundidade. No parque há dezenas de trilhas, sendo que uma delas leva a a cascata do Arroio Caçador. Você e sua família terão momentos de descontração e lazer. A paz e a tranqüilidade só é quebrada pelo canto dos pássaros que completam a harmonia do ambiente. Um visual lindo com área de lazer e loja de presentes. Vale a pena conhecer o Parque da Ferradura.

Pinheiro Grosso - Para chegar ao Pinheiro Grosso, você percorrerá uma linda trilha com muito verde ao seu redor. Você ira caminhar um pouco, não mais que 100 metros mato a dentro, mas a recepção é calorosa. Você ira se deparar com uma imensa árvore com aproximadamente 700 anos. A araucária angusrifolia (pinheiro brasileiro), com mais de 42 metros de altura e 2,75 metros de diâmetro. Acredite se Quiser: A árvore possui aproximadamente 120 metros cúbicos de madeira. Seriam necessárias cinco carretas, das grandes claro, para transportar toda a árvore.

Barragem do Salto - Com mais de 50 anos a Barragem do Salto, é um lugar lindo para quem aprecia a natureza. A barragem fica a alguns minutos de carro do centro de São Francisco de Paula. O contraste do azul do lago e o verde da mata nativa, proporciona momentos de rara beleza, além disso a Barragem do Salto, oferece extensa área para lazer, camping, pesca amadora e prática de esportes náuticos. Nos dias ensolarados a barragem é freqüentada por famílias que buscam se divertir com segurança, pois abaixo da represa há piscinas naturais bem rasas.

Numa viagem ou num sonho, de alguma forma você já esteve por aqui

Agora você vai conhecer um lugar mágico. Uma pequena cidade nas montanhas da serra geral. Em meio a natureza deslumbrante, a 830 metros acima do nível do mar, Canela oferece aos visitantes um clima temperado.

Agradável no verão e peculiar no inverno, quando ocorrem nevascas que pintam a cidade de branco. Canela conta com uma rede de hotéis e pousadas, todos de primeira linha, diversos restaurantes típicos de culinária alemã e italiana, além do churrasco, em rodízios de carnes nobres e os renomados cafés coloniais.

O artesanato, bem característico, famoso por suas malhas, tapeçarias e móveis. Emoldurando tudo isto paisagens naturais e deslumbrantes num conjunto em que a natureza e os canelenses, com muito carinho, preparam só para você.

Secretaria de Saúde de Canela

A secretária Municipal da Saúde e do Meio Ambiente de Canela RS, ocupa a segunda posição em termos de orçamento, dentre as demais secretarias da prefeitura. Sua diretriz básica de ação corresponde a uma visão global dos problemas de saúde, como forma de estabelecimento de prioridades, visando a alocação dos recursos disponíveis e mobilizáveis.

São objetivos principais:
  • Aperfeiçoar o diagnostico, dando-lhe maior suporte técnico.
  • Consolidar o modelo de atenção à saúde, voltada para a prevenção e promoção, dando cada vez mais integralidade ao atendimento, inclusive quanto ao referenciamento que se fizer necessário.
  • Consolidar, aprimorar e ampliar o Programa de Saúde à Família, vinculando e integrando cada equipe ao seu público adstrito
  • Harmonizar o trabalho das equipes, aproveitando as experiências positivas e negativas de uma equipe para as demais.
  • Ampliar a ação de Vigilância Sanitária Incorporando à equipe um profissional farmacêutico.
  • Incrementar a Vigilância Epidemiológica.

A estratégia para atingir a missão da Secretária de “promover, preservar e recuperar a saúde da população do município de Canela”, se consubstancia em manter um corpo funcional altamente qualificado e profissionalizado, dedicado exclusivamente ao trabalho no setor público, coadjuvado por um elenco de profissionais especializados e pessoal auxiliar, que participam das ações através de um sistema de terceirização.

Visando essa estratégia a SMS investirá nos colaboradores efetivos, e estimulará a co-participação de todos que possam contribuir de alguma forma para a consecução da sua missão.

Estradas do InteriorEstradas do Interior

A Secretaria Municipal da Agricultura além de prestar serviços de orientação técnica aos produtores rurais, oferece uma estrutura para que estes possam se locomover pelas estradas do interior, de uma Patrola, uma Retro-escavadeira e um caminhão-caçamba.

Com esta estrutura, a Secretaria tem condições de, permanentemente, prestar serviços de limpeza, alargamento, acascalhamento, colocação de saibro e manutenção das estradas do interior.

Feira de Produtos da Colônia de Canela

Desde o último mês de outubro, a Secretaria Municipal da Agricultura, com o apoio da EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vem realizando, em caráter experimental, a Feira dos Produtos da Colônia de Canela, com venda direta ao consumidor.

Devido aos bons resultados obtidos nestas experiências, as Feiras passaram a ser definitivas.

Os produtores foram divididos em dois grupos, sendo que um comercializará seus produtos no estacionamento do Banco do Brasil e outro na Praça Luís Wender.

Programa Pró-Rural

O Programa Pró-Rural já beneficiou dezenas agricultores com a execução de dois projetos de infra-estrutura social básica, através de instalações sanitárias e reforma de casas.

Estão em andamento ainda outros projetos, como:

1) Estufa plástica, com a qual pretende-se proporcionar nova fonte de renda para seis famílias e melhor oferta de olerículas para o mercado durante o ano;

2) Apicultura, que pretende proporcionar nova fonte de renda para três famílias e melhoria na qualidade do mel.

3) Armazenagem, que pretende proporcionar melhores condições para armazenamento, depósito e abrigo para oito propriedades rurais.

Isso tudo proporcionará diminuição do êxodo rural. Estes projetos elaborados pela EMATER têm participação da Prefeitura Municipal de Canela.

Telefonia Rural

Até 1996 haviam dois telefones rurais instalados em Canela. Hoje, o interior do Município conta com centenas telefones Ruralcel instalados.

Serviço de Inspeção Municipal

Desde junho de 1999, Canela conta com o SIM – Serviço de Inspeção Municipal. Para isso a Prefeitura Municipal contratou um médico-veterinário para realização do trabalho que consiste basicamente em inspecionar a produção, desde condições de higiene até a qualidade dos produtos, além de orientar os produtores e as agroindústrias. Atualmente Canela conta com aproximadamente 15 agroindústrias registradas no SIM e outras estão se adequando às normas exigidas. É importante que a comunidade saiba que o objetivo do SIM é inspecionar a qualidade dos produtos. Exigir o selo do SIM é a garantia de levar para casa um produto feito adequadamente às normas técnicas e de higiene.

Distribuição de Calcário

Apostando numa Agricultura forte, investiu-se alto para a reprodução do solo. Depois de fazer uma análise de solo em cada propriedade, os Técnicos Agrícolas da Prefeitura priorizaram a aquisição de calcário. Foram adquiridas cerca de 800 toneladas e distribuído aos agricultores, conforme a necessidade de cada um.

Silagem

A Prefeitura implantou o processo de silagem na Zona rural. Para tanto adquiriu uma escavadeira. Atualmente, cerca de trinta e dois produtores usam esta técnica para armazenar trato (alimento) para os animais. Foram executados serviços de 510 toneladas de silagem para 32 agricultores em 1998. No ano anterior, foram 270 toneladas.

Coleta Seletiva de Lixo na Zona Rural

A zona rural conta também com coleta seletiva de lixo. Mensalmente todas as propriedades rurais são visitadas, o lixo seco é recolhido e os produtores são conscientizados da importância de separar o lixo.

Obras na Zona rural
  • Ponte na localidade de AmoreirasFoi construída uma ponte na localidade de Amoreiras, melhorando o acesso dos moradores ao centro da cidade.
  • O asfalto da estrada do Faxinal foi restaurado. Este é o acesso mais utilizado pelos nossos produtores para chegarem à Zona urbana.
  • Foi construída uma ponte na localidade de Manjolo, beneficiando os moradores da Linha São Paulo e dos Bugres.
Eletrificação rural

Foi inaugurada através do PROLUZ II, uma rede de eletrificação rural na Linha São Paulo, numa extensão de 3000 m2 e outra na rua Gilda Tonelo Bolognesi (descida do Chapadão) numa extensão de 2000 m, beneficiando diversas famílias. Outras redes de eletrificação estão em projeto, como a do Manjolo e do Banhado Grande.

Assistência Técnica e Extensão rural
  • A secretaria de Agricultura, conta com dois profissionais que acompanham e orientam nosso agricultor.
  • Cerca de 580 produtores rurais, alunos e professores participam de cursos, treinamentos, fóruns, seminários, excursões e visitas técnicas.
  • Foram realizadas mais de 200 visitas técnicas, pelos dois técnicos agrícolas, na área rural de Canela.
  • Foram realizadas análises de solo.
  • Foram prestadas, orientações de poda e tratamento de pomares e de reflorestamento.
  • Foi realizado tratamento fitossanitário em 28 propriedades rurais.
  • Foram prestadas orientações sob o armazenamento de adubo orgânico em 20 propriedades.
  • Foi realizado treinamento sobre fruticultura moderna para produtores.
  • Foram implantados 9 pomares.
  • Foram construídas 6 novas estufas.
  • Dois cursos sobre Gado Leiteiro para 44 produtores, foram ministrados e, curso de Olericultura para detentos do Presídio Municipal.
  • Foi implantado, em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, EMATER, SEMEC e SMDU, a coleta seletiva de lixo, na área rural de Canela.
  • Foram adquiridas 51 matrizes suínas, dando assim início ao programa Pró-Cria, em parceria com o COMDER e EMATER.
  • Foram aproximadamente 72 agricultores atendidos com arado, grade e escarifador.
  • Os técnicos agrícolas prestaram cerca de 95 orientações em tratamento fitossanitário.
  • Foram dadas orientações em estufas a 38 agricultores.
  • Foram realizadas 4 aplicações de adubo orgânico.
Projeto Agrícola de Escola é Premiado

Na Zona Rural, nossas Escolas Agricolas passaram por profundas modificações. Aulas de técnicas agrícolas, estão sendo desenvolvidas nas Escolas Municipais Balduíno Boelter, Zeferino José Lopes e Santos Dumont, unindo técnicas domésticas e comerciantes, facilitando a diufusão de novas tecnologias, visando melhorar a qualidade de vida dos pequenos proprietários rurais.As Escolas Agrícolas funcionam também como um laboratório, visando a atualização das técnicas na agropecuária. Ainda no ano de 1997, foi concluída a Escola Agrícola Santos Dumont e a construção do prédio da Escola Agrícola Zeferino José Lopes já iniciaram.

O projeto Agrícola da Escola Municipal Balduíno Boelter, da Linha São Paulo, foi selecionado entre as doze melhores experiências inovadoras de estabelecimentos de ensino do Estado. A escolha foi feita por técnicos do CENPEC – Centro de Estudos e o trabalho, que combate o êxodo rural, pode receber recursos do Banco Mundial (BIRD).

Desenvolvido há cerca de 3 anos, o projeto orienta para uma agricultura sustentável e rentável. As aulas de técnicas agrícolas são ministradas semanalmente por um técnico do Serviço Municipal de Assistência Técnica da Prefeitura, que também orienta nossos produtores rurais integrando a escola e comunidade, já que os pais dos alunos participam dos plantios e ampliações da horta e árvores frutíferas, que são usadas na merenda escolar. Em 1998, em parceria com a ACIC e Associação Jr. Achieviement, foi desenvolvido o treinamento “Introdução ao Mundo dos Negócios”, num esforço de transformação do produtor rural numa pequena empresa rural.

As escolas Santos Dumont (Chapadão) e Zeferino José Lopes (Morro Calçado) o desenvolvimento do projeto modelo da Balduíno Boelter. Também já iniciaram um programa de indústria caseira de alimentos é desenvolvido na Zona rural de Canela, principalmente aproveitando a matéria-prima existente nas propriedades, aumentando significativamente a renda dos produtores. Em 1999 entrou em funcionamento o nosso primeiro alambique, que faz graspa, cachaças de várias maneiras e licores dos mais diversos.Crescem também as fabricações de pães, massas e cucas. Os produtos coloniais são comercializados nas feiras de sábado e também em alguns eventos, no Centro de Feiras. Este trabalho é desenvolvido com a elaboração do Escritório da EMATER.


Referências: