Clima para amanhã em São Luís, MA

Condições climáticas para amanhã e para os próximos 5 dias

Compartilhe:

Uma belíssima cidade no nordeste do Brasil

Primeiramente, foram os nativos, os habitantes milenares desta bela ilha de Upaon-Açu, como a chamavam os índios tupinambás. Depois, timidamente, os portugueses, ao final do século XVI. Em seguida, os franceses fizeram a gênese da França Equinocial que, apesar da sua curta duração, permitiu a instalação, em 1612, da base física do que seria futuramente a capital do Maranhão, a cidade de São Luís. Depois, os portugueses a retomaram, expulsando os franceses e mais tarde, em 1644, os holandeses, que fizeram similar tentativa de domínio.

Ocupando a ilha, desde então, os portugueses edificaram um escrínio urbano que guarda até hoje jóias arquitetônicas que fizeram e fazem crescer a admiração dos visitantes e o empenho de seus habitantes em preservá-las. No Brasil, esse patrimônio acumulado em quase quatro séculos representa o maior acervo de tradição urbanística e arquitetônica colonial portuguesa, já reconhecido internacionalmente por vários especialistas.

O trabalho que estamos promovendo para preservar o Centro Histórico de São Luís dá prosseguimento e amplia as ações que vários governos realizaram anteriormente e que começaram na gestão do então governador José Sarney, responsável pela vinda do primeiro consultor da UNESCO ao Maranhão, em 1966, o arquiteto francês Michel Parent. Fruto dessa ação pioneira vieram, em seguida, outros consultores da UNESCO, Viana de Lima, em 1972, e já no meu governo, Júlio Angel Morosi, do ICOMOS, arquiteto responsável pelo parecer aprovado pelo bureau do comitê do Patrimônio Mundial em junho de 1997.

Trinta e um anos passados continuamos o trabalho, promovendo intervenções criteriosas de restauro urbano e arquitetônico aprovadas pelo Ministério da Cultura, o que é condição sine qua non e consubstancia um dos fundamentos do processo de inclusão de São Luís na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Esta inclusão significa o reconhecimento da mais importante entidade cultural do mundo do nosso patrimônio e aos dedicados e qualificados esforços pela sua preservação, o que inclui desde a recuperação de estruturas e elementos arquitetônicos, até o restauro rigoroso de pinturas sacras em forro de igrejas, de talhas, altares, retábulos, pinturas murais e azulejos, além da renovação da infra-estrutura urbana e redes de utilidade públicas. Uma obra exemplar, uma referência cultural para o mundo, conforme afirmou o representante da UNESCO no Brasil.

Com o reconhecimento pela UNESCO, integrando-a à lista do Patrimônio Mundial, São Luís, pela sua inteireza, caráter e dimensão sócio-cultural, passa, doravante, a ser patrimônio de toda a humanidade.

São Luís é um celeiro de idéias, poesias, tambores, rituais, lendas e assombrações, frutos da convivência entre brancos, negros e índios. É uma cidade que transpira cultura, preservada em seus museus, espaços culturais, igrejas, fontes e monumentos.

O lindo povo de São Luís é festeiro e bastante alegre. Durante os festejos juninos, a cidade é toda uma festa. São Luís se transforma num grande arraial, cheio de barracas de palha com comidas e bebidas típicas, shows musicais e, principalmente, as ricas manifestações da cultura popular maranhense: o bumba-meu-boi, o tambor de crioula e uma variedade de outras danças, sensuais e contagiantes.

O Carnaval é a segunda mais importante manifestação popular de São Luís. Escolas de samba, blocos e bandas contagiam os habitantes de alegria em todos os recantos da Ilha.