Clima para amanhã em Goiânia, GO
Condições climáticas para amanhã e para os próximos 5 dias
Compartilhe:A capital do estado de Goiás
A capital goiana, com mais de 5 mil leitos, passou a ser sinônimo de turismo de negócios no Estado. Dos US$ 110 milhões que circularam em Goiás em 1998 fora do circuito das águas quentes, cerca de 70% foram gerados somente pelo segmento de negócios. Este desemplenho foi puxado principalmente pelos eventos na área médica, já que a cidade é referência em várias especialidades médicas, e pelo turismo comercial. O grande destaque da capital é Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, referência em modernidade no país. Ele comporta dezenas de eventos simultâneos com capacidade total para quase 5 mil pessoas.
Apontada entre as cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, Goiânia se orgulha de encantar seus moradores e visitantes. Cerca de 30% de sua área urbana é arborizada - 375 dos 1.100 hectares. A cidade conta com inúmeros atrativos como shopping centers, teatros, museus, diversos centros culturais e modernos cinemas. Destacam-se também as feiras de artesanato e parques ecológicos.
Ecoturismo em Goiás
Em meio ao cerrado, uma das mais cobiçadas biodiversidades do planeta, Goiás preserva no seu vasto território riquezas da fauna e da flora. Aqui a natureza transformou o tempo em ferramenta: esculpiu suas pedras e formou belas e enigmáticas obras.
Banhou com águas límpidas e cristalinas seus riachos, cachoeiras, cascatas e formações rochosas. Grutas vales e cavernas guardam mistérios que desafiam a imaginação humana. Em Goiás, o ecoturismo é o ponto marcante do Estado e se revela uma fonte extraordinária ao desenvolvimento do turismo local.
Esotérico/místico
Alto Paraíso de GoiásConhecida em todo mundo como a cidade do 3º milênio, Alto Paraíso está localizada no Paralelo 14 do nordeste goiano e é reconhecida como uma das regiões do planeta destinada a receber seres escolhidos pelos "planos superiores".
Com seus belos canyons, vales, saltos e as belezas da fauna e flora, tem atraído ao município números turistas. Alto Paraíso de Goiás está distante de Goiânia 421 km e oferece muitas atrações, entre elas: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Salto do Rio Preto, o Vale da Lua, Cidade de Alto Paraíso e o povoado de São Jorge.
Grandes Lagos
Buriti AlegreEncontra-se a 202 km de Goiânia. Situado no município de Buriti Alegre, o Lago das Brisas esbanja beleza em seus 778 km2, cerca de duas vezes e meia maior que a Baía de Guananbara. De beleza inigualável, é formado pelo encontro dos rios Piracanjuba, Corumbá e Paranaíba e contém 17 bilhões de metros cúbicos de água e em alguns pontos chega a tingir profundidade de 150m por 50m de largura.
ItumbiaraPara o turismo náutico, Itumbiara é fonte inesgotável. O lago da hidrelétrica oferece, além das belezas naturais, piscosidade acima da média e pode ser utilizado para todos os tipos de esportes náuticos. No 2º domingo de agosto acontece a tradicional procissão fluvial de Nossa Senhora das Graças. O município está a 216 km da capital do Estado. Destacam-se também outros pontos turísticos como o da Salto de Santa Maria de Cima, Salto de Santa Maria do Meio, o Lago Vermelhão, Ponte Afonso Penna e a represa de Itumbiara.
São SimãoO município fica a 362 km da capital de Goiás. Com a construção da Hidrelétrica de São Simão (1977), a antiga cidade ficou submersa e a atual foi construída abaixo do Lago São Simão, que é formado pelas águas dos rios Paraníba, dos Bois, Alegre e Meia Ponte. A vocação turística permanece no imenso lago formado pelo represamento do rio, onde foi construída uma barragem e a hidrelétrica.
O lago, entretanto, não é o único elemento na paisagem turística de São Simão, sendo complementado pelas cataratas do Rio Claro, a poucos quilômetros do centro da cidade. A 16 km de São Simão, encontra-se a queda d'água de Itaguaçu, ideal para prática canoagem e pesca.
Três RanchosTem como atração a represa do Rio Paranaíba que forma o "Lago Azul", cuja área é de 444 km2, o volume de 17,8 bilhões de m3 e a profundidade de 120 metros. O lago possui cerca de 20 ilhas. Sua fauna aquática é riquíssima e a flora da região bastante primitiva. A cidade recebe milhares de turistas na época de veraneio. Está a 288 km de Goiânia.
Cachoeira DouradaO município está às margens de um lago de 65 km2, formado pelo represamento do Rio Paranaíba, onde está localizada a Usina Hidrelétrica de mesmo nome. Devido a essas características, o local ganha maior aceitação como potencial turístico. Como opção para o lazer, Cachoeira Dourada oferece entre outras atrações: o Iate Thermas Club e diversas áreas de camping.
BritâniaSituada a 310 km de Goiânia, onde encontra-se o Lago dos Tigres com 37 km de extensão, formado pelas águas do Rio Água Limpa. Suas águas correntes seguem para o Rio Vermelho, que se bifurca com o Araguaia. A fauna local é exuberante e possui as mais representativas espécies brasileiras (capivara, onça, etc.).
AnhangueraUm tranquilo recanto de lazer e descanso, que se beneficiou muito com o represamento das águas do Rio Paranaíba e do Ribeirão Pirapitinga. Embora seja o município de menor população do Estado, com pouco mais de 500 habitantes, Anhanguera está junto à barragem de Emborcação de Furnas que tem em suas águas e margens o local ideal para turistas que chegam de diversas cidades em busca de descanso e lazer. Em feriados prolongados, a atração são as competições de esportes náuticos como vela e jet-ski.
Lago de Serra da Mesa (8 municípios)
Com a formação do Lago de Serra da Mesa, no norte goiano e distante 385 km de Goiânia, surge um enorme potencial turístico a ser explorado, devido a grandeza do Lago da Usina de Serra da Mesa. O mais novo pólo turístico do Centro-Oeste é promissor e abrange oito municípios goianos.
Entre eles estão Minaçu e Uruaçu, ricos em espécies animais e plantas do Cerrado. Possuem uma infra-estrutura acolhedora, propícia ao desenvolvimento do turismo na região. O lago é mais uma ótima opção de lazer e ecoturismo no Estado de Goiás, pois sua imensidão 1.744 km2 é ideal para quem procura praticar esportes náuticos e curtir a natureza. É uma ótima alternativa que poderá incrementar a economia local e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da região.
Espeleológico
Cocalzinho de GoiásEstá distante de Goiânia 125 km e no local se encontra a Caverna dos Ecos. A entrada da caverna possui 142 metros de profundidade, tendo ao fundo mais de 1 km de lago subterrâneo. A caverna se divide em 6 grandes salões: salão de entrada, salão das nuvens, galeria Açu, galeria Mirim, galeria do Lago e salão dos Morcegos, também conhecido como salão das Catacumbas. Dentro da caverna está o maior lago subterrâneo da América do Sul, o Lago dos Ecos, que tem cerca de 30 metros de altura por 50 metros de largura e profundidade entre 10 e 15 metros.
São DomingosUm verdadeiro paraíso de águas mornas, límpidas e grutas históricas encontram-se em São Domingos, no complexo de cavernas de Terra Ronca. É constituído por mais de ml grutas, com cerca de 650 milhões de anos. Lá estão as maiores grutas do Brasil e a mais extensa boca de caverna da América Latina - A gruta da Terra Ronca - que possui 6 km de extensão e sua entrada tem cerca de 100 metros de largura por 84 de altura.
Na região, rios nascem em meio ao cerrado, penetram nas grutas e percorrem mais de 20 km abaixo da superfície para depois vir à tona. Todo esse complexo é formado por gigantescas composições calcárias em estalactites e estalagmites. Distante de Goiânia 650 km.
Ecologia
Chapadão do CéuLocalizado no sudoeste goiano, entre os rios Água amarela e Formoso, o município está a 460 km de Goiânia e a 740 km de Brasília. Chapadão do Céu é um dos principais portões de entrada para o Parque Nacional das Emas. Cheio de desafiantes corredeiras, belas cachoeiras e remansos, o município se afirma como opção de turismo ecológico.
Destacam-se como atrações turísticas o Salto do Rio Formoso, a Corredeira da Usina, a Prainha do Formoso, a Casa da Fazenda do Formoso, a Cachoeira do Ivan Garcia, a Cachoeira do Prata, o Canyon do Rio Sucuriú e o Parque Nacional das Emas.
FormosaEste município possui um potencial turístico invejável, com paisagens que impressionam pela beleza. São gigantescas quedas d'água, grutas, lagos, buracos e abismos. O grande destaque é o Salto do Itiquira, com seus 172 metros de queda d'água. Ainda nesta paisagem estão a Cachoeira do Túnel, o Poço Grande, a Cascata de Lourdes, o Grotão, o Salto da Felicidade e o Poço da Tranquilidade, com 36 nascentes de água mineral.
A Lagoa Feia com 8 km de extensão por 600 metros de largura, é a maior lagoa do Centro Oeste. Gruta da Andorinhas é um complexo de grutas e buracos com 250 metros de profundidade. Entre as atrações destaca-se um rio que passa pelo interior da gruta. Buraco das Araras possui 150 metros de largura por 100 a 120 metros de profundidade. Rio Bandeirinha, a 3 km da cidade, oferece um verdadeiro show com suas cachoeiras e piscinas naturais. (MPT)
JataíLocalizada a 319 km de Goiânia, no sudoeste do Estado, Jataí é uma das mais prósperas cidades de Goiás, e destaca-se como pólo agropecuário, mostrando também sua vocação para a indústria. No município o cerrado predomina em diferentes variações e, graças ao registro de belezas naturais e históricas, cresce sua importância para o turismo regional, sobretudo pelo enorme lençol de águas termais localizado na região. Isso propiciou a construção de um dos mais bem equipados clubes turísticos do setor. Os rios Claro, Doce, Ariranha e Paraíso oferecem, na época certa, atraentes praias. (MT)
AnicunsSituada a 74 km a oeste de Goiânia, Anicuns é passagem obrigatória para quem gosta de desfrutar de uma exuberante paisagem vista de pontos turísticos estratégicos nos arredores da cidade.
Pontos Turísticos:
- Poço do Boi de Ouro: crateras de aproximadamente 30 m de profundidade
- Serra do Felipe: lugar propício para saltos de asa delta;
- Morro do Chapéu: ponto culminante da região;
- Morro de Monte Castelo: a 7 km do centro da cidade, conserva floresta nativa no topo do morro;
- Serra da Canjica: a 3 km da cidade, está ao lado da cachoeira de São José Jica, que tem um paredão rochoso com queda livre d água com mais de 70 metros;Serra da Canjica: a 3 km da cidade, está ao lado da cachoeira de São José Jica, que tem um paredão rochoso com queda livre d água com mais de 70 metros;
- Cachoeira São José: a 2 km da cidade, o local é formado por corredeiras e cachoeiras secundárias.
Localizada a 334 km de Goiânia, se revela como um dos mais charmosos pólos do turismo-aventura de Goiás. Lá, tudo acontece em ritmo lento, a pressa é inimiga da perfeição. A recepção aos turistas acontece através dos próprios moradores, que demonstram prazer em indicar e acompanhar os visitantes aos melhores pontos da região. São cachoeiras, antigas propriedades rurais, rios caudalosos e formações rochosas que desafiam a curiosidade humana.
CristalinaEstá distante 229 km de Goiânia e 125 km de Brasília. Possui alguns pontos turísticos, como: a Cachoeira do Ribeirão, a Pedra do Chapéu de Sol, a Pedra do Recurso, Museu da FAG e a Festa do Cristal (16/05). A grande atração de Cristalina é a produção de cristal de rocha e as lapidações de pedras preciosas e semi-preciosas. (MPT)
ParaúnaA cidade de Paraúna oferece inúmeras opções de lazer, a começar pelo Morro da Igrejinha, onde está a Capela de Nossa Senhora da Guia, ao lado da qual está a imagem do Cristo Redentor, com mais de 10 m de altura. Fora da cidade encontramos a Serra de Gáles, a 27 km de Paraúna. É uma região mística caracterizada por formações rochosas em arenito, como a Pedra da Tartaruga, o Cálice da Pedra, a Esfinge, o Índio, o Lorde Francês, a Máquina de Escrever, etc.
Serra da Portaria: Goiás pode ter uma cidade milenar soterrada em Paraúna, a 200 km de Goiânia, na Fazenda São Domingos, vale da Serra da Portaria, ou Vale da Felicidade;
Muralha de Ferro: tem 83 km de extensão em pedras;
Ponte de Pedra: na fronteira de Rio Verde, o Rio Ponte de Pedra esculpio o monumento natural que originou seu nome. Fica a 60 km de Paraúna.
SerranópolisLocalizado no sudoeste goiano, a 377 km de Goiânia, Serranópolis é mais uma cidade que desponta com atração do ecoturismo goiano. Rios cristalinos, corredeiras, cachoeiras, morros, serras, grutas, cavernas e um considerável sítio arqueológico estão sendo descobertos pelos estudiosos e amantes da natureza.
Várias são as atrações turísticas que o município oferece, entre elas destacam-se a Pousada das Araras, Gruta da Casa da Pedra, Morro da Bandeira, Morro do Baú, Morro da Mesa, Serra Azul, Cachoeira do Corcovado, Cachoeira do Canguçu, Barro do Douradinho, Ponte da Pedra e Salto de Itumirim.
Parques
MineirosO município de Mineiros preserva mais de 100 mil hectares de vegetação nativa, no Parque Nacional das Emas. Criado em 1961, o parque está a 80 km de Mineiros e funciona sob a jurisdição do IBAMA. Sua biodiversidade é reconhecida como uma das mais ricas do ecossistema da América Latina.
A 63 km de Mineiros, encontra-se a Pedra Aparada, um sítio arqueológico importante por suas características arqueológicas. Mineiros ainda oferece como atrações as águas sulfurosas de Pilões, Água Emendada, Casa de Pedra, Corrente das Cachoeiras, Mata dos Coqueiros, Mata Típica, Cedro - Quilombo dos Negros, Casas Antigas e o Centro de Tradições Gaúchas.
Alto Paraíso de GoiásAlém dos belos canyons, vales, saltos, as belezas da fauna e flora e o aspecto místico que envolve a região, é lá que se encontra o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Distante de Goiânia 421 km, ele é o ponto mais alto do Estado. Criado em 1961, o parque é uma das mais antigas formações geológicas do mundo, com cerca de 1,6 bilhão de anos. Possui grande valor biológico, hídrico e paisagístico e por isso vem se despontando como importante pólo de atração turística, nacional e internacional.
Complexo Rio Araguaia
São Miguel do AraguaiaSituada a 483 km de Goiânia, Luiz Alves é o ponto mais alto do turismo no município. Tradicionalmente, nas primeiras semanas de julho começam a chegar grandes caravanas de turistas para acampar nas praias do Rio Araguaia, onde desfrutam de sua exuberante beleza natural. Nas areias do rio, os ranchos construídos antes do início da temporada com madeiras forradas com plantas nativas são utilizados para abrigar a estrutura característica dos acampamentos.
Ao lado dos ranchos, o colorida das barracas encontra sintonia perfeita com os tons e matizes da natureza, especialmente ao nascer e ao pôr-do-sol. Às margens do rio pode-se admirar a singularidade de belas casas de veraneio. No porto de Luiz Alves o visitante conta com pousada e hotel, que oferecem serviços e transporte fluvial para praias locais e vizinhas. Em Luiz Alves, os dias são quentes e de alta luminosidade, formando com as noites enluaradas um inesquecível ciclo de lazer e tranquilidade. (MT)
AragarçasSituada a 400 km de Goiânia, sol, praias, peixes e rios são marcas registradas de Aragarças. Lá, o calor também é humano. Animação é o que não falta, principalmente de julho a setembro, quando surgem extensas praias de areias claras às margens do Rio das Garças e Rio Araguaia. Com uma boa infra-estrutura para o turismo ecológico é comum realizarem-se na cidade eventos festivos, nos quais a alegria e a natureza são exaltadas durante a temporada.
AruanãA cidade de Aruanã é chamada "Porteira do Araguaia", distante 303 km de Goiânia. O rio Araguaia, com mais de 1200 km de curso, possui uma infinidade extensas praias com areias brancas e finas e oferece uma temporada que vai de junho a setembro. Depois de Aruanã, as cidades mais concorridas são Bandeirantes, Cocalinho, Luiz Alves, Itacaiú, Aragarças e São Félix do Araguaia. Passeios ecológicos, de barco e pescaria, são outras opções que podem ser encontradas no Rio Araguaia.