Mapa Meteorológico
Previsão do tempo baseada em modelos numéricos meteorológicos
- Localizado no rodapé do mapa, você pode conferir a locomoção das nuvens buscando pelo horário ou acionado o botão play para ver a movimentação das nuvens.
Programa de Pesquisa Atmosférica e Meio Ambiente
O projeto Clima para Amanhã coordena e fomenta pesquisas sobre a estrutura e composição da atmosfera, sobre a física e química das nuvens e pesquisas sobre modificação do clima, sobre pesquisas sobre meteorologia tropical e sobre previsão do tempo.
Este grande projeto visa ajudar os usuários a implementar projetos de pesquisa e divulgar informações científicas relevantes, chamar a atenção dos usuários para problemas de pesquisa pendentes de grande importância, como composição atmosférica e mudanças climáticas, e incentivar e ajudar os usuários a incorporar os resultados de pesquisas sobre previsão ou outras técnicas apropriadas às atividades operacionais, especialmente quando envolvem mudanças de procedimentos que requerem cooperação e apoio internacional.
O Sistema Global de Observação de Ozônio foi estabelecido na década de 1950. Hoje, mais de 140 estações de ozônio terrestres, complementadas por satélites, constituem uma rede internacional de monitoramento de ozônio. A histórica Convenção Internacional para a Proteção da Camada de Ozônio deve muito aos cientistas de todo o mundo e à OMM, que trabalhou no problema da destruição da camada de ozônio por décadas.
Outro grande esforço foi a criação da Background Air Pollution Monitoring Network (BAPMoN) que, entre outras coisas, forneceu evidências observacionais do aumento da concentração atmosférica de gases de efeito estufa, como CO2 e metano. Em 1989, a rede de monitoramento de ozônio e o BAPMoN tornaram-se parte do Global Atmosphere Watch da OMM. As decisões políticas nacionais e internacionais que afetam o meio ambiente no século 21 contarão com dados científicos coletados por meio do GAW, que contribuirão para o novo Sistema Global de Observação do Clima. O GCOS fará uso de sistemas existentes, como o WWW e programas como o GAW, atualizando-os e aprimorando-os quando necessário. Um sistema global de observação oceânica para medições físicas, químicas e ecológicas também fará parte do GCOS.
Programa de Cooperação Técnica
O Programa de Cooperação Técnica (TCO) busca preencher a lacuna entre países desenvolvidos e em desenvolvimento por meio da transferência sistemática de conhecimento e informações meteorológicas e hidrológicas. A TCO auxilia os usuários, especialmente os países em desenvolvimento, na obtenção de conhecimentos técnicos e equipamentos para o desenvolvimento de seus Serviços Meteorológicos e Hidrológicos nacionais. Em seus esforços para preencher a lacuna tecnológica entre os Serviços nacionais de Membros em desenvolvimento e desenvolvidos, a OMM trabalha com os principais parceiros internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUMA, o Fundo para o Meio Ambiente Global e bancos regionais de desenvolvimento.
De longe, a maior proporção de financiamento vem de recursos próprios dos usuários comprometidos com a operação de sistemas nacionais de observação, comunicação e processamento de dados que são planejados e implementados dentro da estrutura da OMM. A despesa máxima para o período financeiro foi de 1996-1999, conforme aprovado pelo Décimo Congresso Meteorológico Mundial, foi de 255 milhões de francos suíços. Os recursos extra-orçamentários que devem estar disponíveis no mesmo período para apoiar componentes específicos de programas como cooperação técnica, educação e treinamento, melhoria do World Weather Watch e alguns monitoramentos ambientais e climatológicos urgentes, pesquisa e trabalho cooperativo somam para francos suíços 89,7 milhões. O limite máximo de postos de pessoal é de 246. O Secretário-Geral é o Professor G. O. P. Obasi (Nigéria).