Câmera Ao Vivo em Villa Maggiore

Canela, Rua Dona Carlinda

Compartilhe:

Estradas do InteriorEstradas do Interior

A Secretaria Municipal da Agricultura além de prestar serviços de orientação técnica aos produtores rurais, oferece uma estrutura para que estes possam se locomover pelas estradas do interior, de uma Patrola, uma Retro-escavadeira e um caminhão-caçamba.

Com esta estrutura, a Secretaria tem condições de, permanentemente, prestar serviços de limpeza, alargamento, acascalhamento, colocação de saibro e manutenção das estradas do interior.

Feira de Produtos da Colônia de Canela

Desde o último mês de outubro, a Secretaria Municipal da Agricultura, com o apoio da EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vem realizando, em caráter experimental, a Feira dos Produtos da Colônia de Canela, com venda direta ao consumidor.

Devido aos bons resultados obtidos nestas experiências, as Feiras passaram a ser definitivas.

Os produtores foram divididos em dois grupos, sendo que um comercializará seus produtos no estacionamento do Banco do Brasil e outro na Praça Luís Wender.

Programa Pró-Rural

O Programa Pró-Rural já beneficiou dezenas agricultores com a execução de dois projetos de infra-estrutura social básica, através de instalações sanitárias e reforma de casas.

Estão em andamento ainda outros projetos, como:

1) Estufa plástica, com a qual pretende-se proporcionar nova fonte de renda para seis famílias e melhor oferta de olerículas para o mercado durante o ano;

2) Apicultura, que pretende proporcionar nova fonte de renda para três famílias e melhoria na qualidade do mel.

3) Armazenagem, que pretende proporcionar melhores condições para armazenamento, depósito e abrigo para oito propriedades rurais.

Isso tudo proporcionará diminuição do êxodo rural. Estes projetos elaborados pela EMATER têm participação da Prefeitura Municipal de Canela.

Telefonia RuralTelefonia Rural

Até 1996 haviam dois telefones rurais instalados em Canela. Hoje, o interior do Município conta com centenas telefones Ruralcel instalados.

Serviço de Inspeção Municipal

Desde junho de 1999, Canela conta com o SIM – Serviço de Inspeção Municipal. Para isso a Prefeitura Municipal contratou um médico-veterinário para realização do trabalho que consiste basicamente em inspecionar a produção, desde condições de higiene até a qualidade dos produtos, além de orientar os produtores e as agroindústrias. Atualmente Canela conta com aproximadamente 15 agroindústrias registradas no SIM e outras estão se adequando às normas exigidas. É importante que a comunidade saiba que o objetivo do SIM é inspecionar a qualidade dos produtos. Exigir o selo do SIM é a garantia de levar para casa um produto feito adequadamente às normas técnicas e de higiene.

Distribuição de Calcário

Apostando numa Agricultura forte, investiu-se alto para a reprodução do solo. Depois de fazer uma análise de solo em cada propriedade, os Técnicos Agrícolas da Prefeitura priorizaram a aquisição de calcário. Foram adquiridas cerca de 800 toneladas e distribuído aos agricultores, conforme a necessidade de cada um.

Silagem

A Prefeitura implantou o processo de silagem na Zona rural. Para tanto adquiriu uma escavadeira. Atualmente, cerca de trinta e dois produtores usam esta técnica para armazenar trato (alimento) para os animais. Foram executados serviços de 510 toneladas de silagem para 32 agricultores em 1998. No ano anterior, foram 270 toneladas.

Coleta Seletiva de Lixo na Zona Rural

A zona rural conta também com coleta seletiva de lixo. Mensalmente todas as propriedades rurais são visitadas, o lixo seco é recolhido e os produtores são conscientizados da importância de separar o lixo.

Obras na Zona rural
  • Ponte na localidade de AmoreirasFoi construída uma ponte na localidade de Amoreiras, melhorando o acesso dos moradores ao centro da cidade.
  • O asfalto da estrada do Faxinal foi restaurado. Este é o acesso mais utilizado pelos nossos produtores para chegarem à Zona urbana.
  • Foi construída uma ponte na localidade de Manjolo, beneficiando os moradores da Linha São Paulo e dos Bugres.
Eletrificação rural

Foi inaugurada através do PROLUZ II, uma rede de eletrificação rural na Linha São Paulo, numa extensão de 3000 m2 e outra na rua Gilda Tonelo Bolognesi (descida do Chapadão) numa extensão de 2000 m, beneficiando diversas famílias. Outras redes de eletrificação estão em projeto, como a do Manjolo e do Banhado Grande.

Assistência Técnica e Extensão rural
  • A secretaria de Agricultura, conta com dois profissionais que acompanham e orientam nosso agricultor.
  • Cerca de 580 produtores rurais, alunos e professores participam de cursos, treinamentos, fóruns, seminários, excursões e visitas técnicas.
  • Foram realizadas mais de 200 visitas técnicas, pelos dois técnicos agrícolas, na área rural de Canela.
  • Foram realizadas análises de solo.
  • Foram prestadas, orientações de poda e tratamento de pomares e de reflorestamento.
  • Foi realizado tratamento fitossanitário em 28 propriedades rurais.
  • Foram prestadas orientações sob o armazenamento de adubo orgânico em 20 propriedades.
  • Foi realizado treinamento sobre fruticultura moderna para produtores.
  • Foram implantados 9 pomares.
  • Foram construídas 6 novas estufas.
  • Dois cursos sobre Gado Leiteiro para 44 produtores, foram ministrados e, curso de Olericultura para detentos do Presídio Municipal.
  • Foi implantado, em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, EMATER, SEMEC e SMDU, a coleta seletiva de lixo, na área rural de Canela.
  • Foram adquiridas 51 matrizes suínas, dando assim início ao programa Pró-Cria, em parceria com o COMDER e EMATER.
  • Foram aproximadamente 72 agricultores atendidos com arado, grade e escarifador.
  • Os técnicos agrícolas prestaram cerca de 95 orientações em tratamento fitossanitário.
  • Foram dadas orientações em estufas a 38 agricultores.
  • Foram realizadas 4 aplicações de adubo orgânico.
Projeto Agrícola de Escola é Premiado

Na Zona Rural, nossas Escolas Agricolas passaram por profundas modificações. Aulas de técnicas agrícolas, estão sendo desenvolvidas nas Escolas Municipais Balduíno Boelter, Zeferino José Lopes e Santos Dumont, unindo técnicas domésticas e comerciantes, facilitando a diufusão de novas tecnologias, visando melhorar a qualidade de vida dos pequenos proprietários rurais.As Escolas Agrícolas funcionam também como um laboratório, visando a atualização das técnicas na agropecuária. Ainda no ano de 1997, foi concluída a Escola Agrícola Santos Dumont e a construção do prédio da Escola Agrícola Zeferino José Lopes já iniciaram.

O projeto Agrícola da Escola Municipal Balduíno Boelter, da Linha São Paulo, foi selecionado entre as doze melhores experiências inovadoras de estabelecimentos de ensino do Estado. A escolha foi feita por técnicos do CENPEC – Centro de Estudos e o trabalho, que combate o êxodo rural, pode receber recursos do Banco Mundial (BIRD).

Desenvolvido há cerca de 3 anos, o projeto orienta para uma agricultura sustentável e rentável. As aulas de técnicas agrícolas são ministradas semanalmente por um técnico do Serviço Municipal de Assistência Técnica da Prefeitura, que também orienta nossos produtores rurais integrando a escola e comunidade, já que os pais dos alunos participam dos plantios e ampliações da horta e árvores frutíferas, que são usadas na merenda escolar. Em 1998, em parceria com a ACIC e Associação Jr. Achieviement, foi desenvolvido o treinamento “Introdução ao Mundo dos Negócios”, num esforço de transformação do produtor rural numa pequena empresa rural.

As escolas Santos Dumont (Chapadão) e Zeferino José Lopes (Morro Calçado) o desenvolvimento do projeto modelo da Balduíno Boelter. Também já iniciaram um programa de indústria caseira de alimentos é desenvolvido na Zona rural de Canela, principalmente aproveitando a matéria-prima existente nas propriedades, aumentando significativamente a renda dos produtores. Em 1999 entrou em funcionamento o nosso primeiro alambique, que faz graspa, cachaças de várias maneiras e licores dos mais diversos. Crescem também as fabricações de pães, massas e cucas. Os produtos coloniais são comercializados nas feiras de sábado e também em alguns eventos, no Centro de Feiras. Este trabalho é desenvolvido com a elaboração do Escritório da EMATER.