Câmera Ao Vivo em Santuário de Nossa Sra. de Caravaggio
Igreja de Caravaggio Antiga, Farroupilha
Compartilhe:Revolução Farroupilha
Farroupilha, terra mãe dos imigrantes, é peninsular o sol pintando de verde maduro os vales forrados de alamedas e casas sussurrantes de vozes e janelas. As uvas banhando de abelhas os cestos que as mãos vindimeiras sempre afagam são as mesmas uvas vênetas, miniatura de fortuna entre os utensílios caseiros. É irretocável a semelhança. E os nomes têm a evidência e a cor e a doçura das povoações e tradições da velha Itália e a pureza nativa da raça presa ao trabalho e ao feitiço dos cantares ávidos de vinho e uma fé capaz de transpor séculos e montanhas.
Ao chegar o último quarto do século XIX, a maior parte do Rio Grande do Sul já estava razoavelmente habitada. O Planalto, no entanto, possuía ainda largas regiões inexploradas. No ano de 1874, apenas 846 imigrantes haviam chegado à Província, dos quais um oitavo radicou-se em Porto Alegre, espalhando-se os demais em colônias já existentes ou em velhos núcleos populacionais. Luiz Kraemer Walter, agente intérprete do Governo, e que atendia o setor do povoamento, queixava-se de que nesse ano quase nada se fizera, enquanto que as correntes imigratórias para os países platinos ou para os EUA, tinham seu fluxo engrossando consideravelmente. Em seu relatório cita ainda a situação lamentável das colônias de Conde D'Eu e Santa Isabel, embora situadas à beira de uma das melhores estradas que temos para a riquíssima região de Vacaria. Informava também o insucesso da colônia, tão segregada de outros núcleos habitados.
Apenas essas três famílias permaneceram. Às vezes tinham por alimento somente o pinhão nativo tirado do alto dos pinheiros. E assim mesmo lutavam contra a natureza bruta, tentando iniciar a agricultura.
A 20 de Junho de 1890, foi dado como distrito. Em 1910, chegando próximo à localidade a estrada de ferro que ligava Caxias do Sul à capital do Estado, embora a povoação já contasse com um bom número de casas, e por outro lado, a estrada passasse em local completamente coberto de matas, a beira da mesma estabeleceram-se casas comerciais, provocando assim um deslocamento do povoado. Nova Vicenza em 1927, por ato municipal de 31 de Dezembro, tornava-se então, sede do 2º distrito de Caxias do Sul. E , a partir dessa data, lenta e timidamente a início, mais forte dia a dia, a idéia emancipacionista se criou, irradiando-se de Nova Vicenza para as populações vizinhas.
Em 1929 a região contava com 13 mil habitantes aproximadamente. E, pelo Decreto Estadual nº 5779, de 11 de Dezembro de 1934, o interventor federal José Antônio Flores da Cunha elevava à categoria de município, com denominação de FARROUPILHA , o território compreendendo o segundo e sexto de Caxias do Sul, o terceiro de Bento Gonçalves e o nono de Montenegro.